Comitê de Investimentos da Funprev realiza a primeira reunião de 2018

Nº 253 08/01/2018

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizou nesta segunda-feira, 08/01, a primeira sessão ordinária do ano.

A reunião teve início com a leitura da ata anterior. Na sequência, o Comitê tomou conhecimento dos rendimentos da carteira da Funprev em 2017, em 12,32% e aguarda a divulgação pelo IBGE do resultado do IPCA de      dezembro para apurar a meta atuarial em 2017. Em relação aos resultados dos indicadores em janeiro de 2018, até o fechamento do dia 05 verificou-se performance positiva, tanto no segmento de renda fixa, quanto no segmento de renda variável.

Também estiveram em pauta os processos relativos à ata da reunião ordinária nº 35 do Comitê, que tomou conhecimento das manifestações das empresas Crédito & Mercado e CONAM a respeito da possibilidade imediata de utilização dos recursos oriundos da COMPREV “para pagamento de despesas com benefícios e não necessidade de manter esses recursos em contas separadas com a ressalva de apresentar à Secretaria Nacional de Previdência nas épocas apropriadas os relatórios com os valores recebidos e utilizados”. O grupo também tomou ciência da manifestação da Procuradoria Geral da Funprev de “ser perfeitamente possível a utilização dos recursos somente para pagamento de benefícios previdenciários deste regime ou na constituição do fundo previsto no art. 6º da Lei federal 9717/98”.

O outro processo foi o que trata de repasse mensal de COMPREV 2017. O Comitê tomou ciência do valor de R$ 1.308.755,98 a ser creditado nesta semana em conta específica dessa natureza, no Banco do Brasil. Os membros também tomaram ciência do material encaminhado pela empresa AvantGarde Capital e de um fundo multimercado oferecido. O Comitê manifestou não haver interesse no referido produto considerando o baixo patrimônio líquido do fundo e pelo fato da empresa não figurar entre as 60 primeiras gestoras do ranking da ANBIMA, conforme prevê a Política de Investimentos para 2018.

O secretário do Comitê propôs a análise da destinação das amortizações semestrais de fevereiro/18 dos fundos de vértices a serem creditados próximo do dia 15/02/18, dos estudos de rendimentos trimestrais e do monitoramento semestral das rentabilidades dos fundos de investimentos da carteira da Funprev, conforme disposto na Política de Investimentos para 2018. O economista Luiz Gustavo apresentou planilha com análise das rentabilidades dos fundos IMA-B presentes na carteira de investimentos da Funprev e de opções de fundos IMA-B5 e de gestão livre disponíveis no mercado, com sugestão avaliar as eventuais movimentações. O membro David sugeriu o agendamento de call com os gestores do Banco Safra e da Genial Investimentos para verificar a performance dos fundos IMA-B abaixo dos demais.

Participaram da reunião Diogo Nunes Pereira (economista da Funprev - secretário), Antônio Carlos B. Martinez (servidor aposentado da Prefeitura – membro), David José Françoso (servidor ativo da Prefeitura/Administração – membro) e Luiz Gustavo P. Macedo (economista da Funprev).

A próxima reunião do Comitê está marcada para o dia 15/01/18, às 09h00. As atas das reuniões estão disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas.