Funprev recebe Moção de Aplauso da Câmara Municipal pelo prêmio nacional de Boas Práticas de Gestão
Nº 239 30/11/2017
Nesta quinta-feira, 30 de novembro, o presidente da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru), Donizete do Carmo dos Santos, recebeu a visita do vereador Carlinhos do PS, para a entrega de uma Moção de Aplauso devido à conquista pela Fundação do prêmio nacional de Boas Práticas de Gestão, em agosto.
A Moção de Aplauso é de autoria do vereador e foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Bauru. O ato de entrega foi acompanhado por servidores e conselheiros da Funprev, o assessor do vereador, Mauro Gonçalves, além da Gerente Executiva do INSS em Bauru, Tânia Regina Ribeiro de Lima, e a Chefe de Benefícios, Fátima Tavares.
O vereador parabenizou os servidores pelo empenho e conquista, e o presidente da Funprev destacou que o resultado só foi possível devido ao esforço e contribuição de cada um dos servidores da Fundação, desde o início, quando o órgão ainda era denominado Seprem.
O PRÊMIO
O 8º Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária tem organização da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).
Foi a primeira vez que a Funprev concorreu ao prêmio e conquistou o 1º lugar entre os institutos de grande porte, ficando à frente de grandes institutos de previdência no estado, como os de Indaiatuba, Praia Grande, São José do Rio Preto, Guarujá, Mogi das Cruzes e Campinas, e também de institutos estaduais, como Amazonas, Bahia e Rondônia, sendo que alguns não atingiram nem mesmo a pontuação mínima exigida. Treze institutos participaram na categoria grande porte.
A Funprev/Bauru garantiu o 1º lugar, com 61 pontos. Em 2º ficou Praia Grande, também com 61 pontos; em 3º, Indaiatuba, com 60 pontos; e em 4º Manaus/AM, com 58 pontos.
O objetivo é premiar e estimular as boas práticas de gestão das unidades de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que visam melhorar a imagem das instituições, assim como aprimorar a gestão como um todo, baseadas na ética, transparência e responsabilidade corporativa e social.
Além da organização da ANEPREM, o prêmio tem o apoio da Secretaria da Previdência, da ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, da Revista RPPS do Brasil e do CFA – Conselho Federal de Administração.
A premiação contempla três categorias: instituição de pequeno porte (com até 2000 segurados, instituição de médio porte (com até 5000 segurados) e instituição de grande porte (com mais de 5000 segurados). As instituições foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros da ANEPREM, do Conselho Federal de Administração e da Secretaria da Previdência.
Nessa linha de boas práticas de gestão, além da inscrição nesse prêmio, a Funprev também busca a certificação institucional do Programa Pró-Gestão RPPS, do Ministério da Previdência Social, que passará a ser obrigatório a partir de julho de 2018.
Dentre as ações previstas no manual do Programa, algumas já foram efetivadas, tais como, Código de Conduta e Ética, Política de Segurança da Informação, reestruturação da Ouvidoria, Cartilha Previdenciária, o Programa de Educação Previdenciária, divulgação das Ações de Governança Corporativa, divulgação de Boletins Informativos mensais aos segurados, capacitação dos servidores da Funprev, dentre outras.
O Pró-Gestão é um Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência.
O presidente da Funprev destaca que a certificação do Pró-Gestão será necessária para a classificação de investidor qualificado, ou seja, essa classificação influenciará diretamente no tipo de investimento que os RPPS poderão fazer, influenciando, assim, na Carteira de Investimentos dos institutos de Previdência.
A Funprev já adotou cerca de 90% dos itens exigidos e trabalha para a complementação dos demais.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇíO
FUNPREV/BAURU
Funprev e Escola de Gestão Pública promovem palestra sobre...
A Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM), em...
Comitê de Investimentos se reúne com instituição financeira e...
Na última quinta-feira (14), os membros do Comitê...
Funprev conhece novos membros dos Conselhos para biênio 2025/2026...
A Funprev realizou nesta segunda-feira (11) a apuração...
Comitê de Investimentos da Funprev monitora rentabilidades e se...
Na última quinta-feira (7), os membros do Comitê...
Eleição para os Conselhos Fiscal e Curador da Funprev...
A votação online para a eleição dos Conselhos...
Conselho Fiscal se reúne para análise de processos...
Os membros do Conselho Fiscal da Fundação de...
Conselho Curador analisa processos...
Nesta terça-feira (5), o Conselho Curador da Fundação...
Aniversariantes de novembro devem realizar Censo Cadastral e Previdenciário...
Os aposentados e pensionistas da Fundação de Previdência...
Comitê de Investimentos da Funprev monitora rentabilidades...
Nesta quinta-feira (31), os membros do Comitê de...
Novembro Azul é o mês do combate ao câncer...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...