Notícias
Funprev recebe premiação nacional por Boas Práticas de Gestão Previdenciária
Nº 196 20/09/2017
A Funprev – Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru, recebeu na noite desta terça-feira, 19/09, em Curitiba/PR, a premiação de 1º lugar entre os institutos de grande porte, do 8º Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, organizado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).
A premiação ocorreu durante o 17º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, realizado este ano em conjunto com o 11º Seminário Paranaense de Previdência da Apeprev. O evento teve início na segunda-feira, 18, e termina nesta quarta-feira, 20, tendo como tema central os Desafios do RPPS frente à Reforma Previdenciária.
Durante o evento foram abordados assuntos, como: Reforma da Previdência x Ajuste Fiscal; Desafios e Oportunidades de Investimentos no Cenário Econômico Atual; Previdência Complementar: Mitos e Verdades; Estratégias para Mitigar Riscos à Sustentabilidade do RPPS a partir da Auditória Operacional do TCU; Alternativas em Fundo de Ações para um Cenário de Queda da Taxa de Juros; Repercussões da Reforma da Previdência no RPPS; Mudança de Cenário: Como Investir de Forma Eficiente e Diversificada; Contribuição para o Pasep: Como Proceder; Governança e Transparência na Gestão Previdenciária; Orientações Técnicas para Elaboração da Reforma da Previdência nos Estados e Municípios; Jurisprudência dos Tribunais Superiores de repercussão no RPPS; Responsabilização dos gestores perante os órgãos de controle; Desafios da Longevidade e uma Proposta de Previdência para o Brasil; Casos de Sucesso na Gestão Previdenciária: Construindo uma Carteira de Ativos no Longo Prazo; Equilíbrio Financeiro e Atuarial no Curto, Médio e Longo Prazo; A importância da Macro Alocação para o Processo de Investimento no RPPS; Investimentos em Títulos Públicos: Formas e Procedimentos; Perícia Médica como Instrumento de Controle na Gestão Previdenciária; Qualificação Cadastral para Fins de Emissão do E-social; e Investimentos Alternativos.
A Funprev esteve representada por seu presidente, Donizete do Carmo dos Santos, pela Controladora Interna, Tamiris Cardoso, pela Diretora Administrativa, Louise Adeline Carvalho Candido, pelo Diretor Financeiro, Diogo Nunes Pereira, pela Diretora Previdenciária, Roberta Natali de Moraes, pelo membro do Conselho Curador, Nilton José de Oliveira, e pela membro do Conselho Fiscal, Sirlei Sebastiana Polidoro Campos.
Segundo o presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, o troféu é resultado de três anos de muito empenho, dedicação e comprometimento da equipe com as boas práticas de gestão. “Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para que a Fundação chegasse até aqui e peço que os servidores, conselheiros e membros do Comitê de Investimentos continuem se aprimorando cada vez mais para garantirmos os benefícios das quase dez mil famílias que estão sob nossa responsabilidade”, disse.
O PRÊMIO
A Funprev ficou à frente de grandes institutos de previdência no estado, como os de Indaiatuba, Praia Grande, São José do Rio Preto, Guarujá, Mogi das Cruzes e Campinas, e também de institutos estaduais, como Amazonas, Bahia e Rondônia, sendo que alguns não atingiram nem mesmo a pontuação mínima exigida. Treze institutos participaram na categoria grande porte.
A Funprev/Bauru ficou em 1º lugar, com 61 pontos. Em 2º Praia Grande, também com 61 pontos; em 3º, Indaiatuba, com 60 pontos; e em 4º Manaus/AM, com 58 pontos.
O objetivo é premiar e estimular as boas práticas de gestão das unidades de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que visam melhorar a imagem das instituições, assim como aprimorar a gestão como um todo, baseadas na ética, transparência e responsabilidade corporativa e social.
Além da organização da ANEPREM, o prêmio tem o apoio da Secretaria da Previdência, da ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, da Revista RPPS do Brasil e do CFA – Conselho Federal de Administração.
A premiação contempla três categorias: instituição de pequeno porte (com até 2000 segurados, instituição de médio porte (com até 5000 segurados) e instituição de grande porte (com mais de 5000 segurados). Os primeiros lugares de cada categoria receberão o troféu ANEPREM de boas práticas de gestão previdenciária e duas inscrições para o 17º Congresso da ANEPREM. Além disso, o prefeito ou gestor das unidades vencedoras receberão uma placa de homenagem em relação às boas práticas. A premiação ocorrerá durante o Congresso em Curitiba/PR, de 18 a 20 de setembro.
As instituições foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros da ANEPREM, do Conselho Federal de Administração e da Secretaria da Previdência.
Nessa linha de boas práticas de gestão, além da inscrição nesse prêmio, a Funprev também busca a certificação institucional do Programa Pró-Gestão RPPS, do Ministério da Previdência Social, que passará a ser obrigatório a partir de julho de 2018.
Dentre as ações previstas no manual do Programa, algumas já foram efetivadas, tais como, Código de Conduta e Ética, Política de Segurança da Informação, reestruturação da Ouvidoria, Cartilha Previdenciária, o Programa de Educação Previdenciária, divulgação das Ações de Governança Corporativa, divulgação de Boletins Informativos mensais aos segurados, capacitação dos servidores da Funprev, dentre outras.
O Pró-Gestão é um Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência.
O presidente da Funprev destaca que a certificação do Pró-Gestão será necessária para a classificação de investidor qualificado, ou seja, essa classificação influenciará diretamente no tipo de investimento que os RPPS poderão fazer, influenciando, assim, na Carteira de Investimentos dos institutos de Previdência.
A Funprev já adotou cerca de 90% dos itens exigidos e trabalha para a complementação dos demais, no intuito de concluir a adesão ainda neste ano.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇíO
FUNPREV/BAURU
Fotos: Divulgação
Funprev e Escola de Gestão Pública promovem palestra sobre...
A Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM), em...
Comitê de Investimentos se reúne com instituição financeira e...
Na última quinta-feira (14), os membros do Comitê...
Funprev conhece novos membros dos Conselhos para biênio 2025/2026...
A Funprev realizou nesta segunda-feira (11) a apuração...
Comitê de Investimentos da Funprev monitora rentabilidades e se...
Na última quinta-feira (7), os membros do Comitê...
Eleição para os Conselhos Fiscal e Curador da Funprev...
A votação online para a eleição dos Conselhos...
Conselho Fiscal se reúne para análise de processos...
Os membros do Conselho Fiscal da Fundação de...
Conselho Curador analisa processos...
Nesta terça-feira (5), o Conselho Curador da Fundação...
Aniversariantes de novembro devem realizar Censo Cadastral e Previdenciário...
Os aposentados e pensionistas da Fundação de Previdência...
Comitê de Investimentos da Funprev monitora rentabilidades...
Nesta quinta-feira (31), os membros do Comitê de...
Novembro Azul é o mês do combate ao câncer...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...