Funprev vence 8º Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária

Nº 175 28/08/2017

Concorrendo pela primeira vez, e entre os institutos de grande porte, a Funprev – Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru é a vencedora do 8º Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, organizado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). O resultado foi confirmado na manhã desta segunda-feira, 28/08.

A Funprev ficou à frente de grandes institutos de previdência no estado, como os de Indaiatuba, Praia Grande, São José do Rio Preto, Guarujá, Mogi das Cruzes e Campinas, e também de institutos estaduais, como Amazonas, Bahia e Rondônia, sendo que alguns não atingiram nem mesmo a pontuação mínima exigida. Treze institutos participaram na categoria grande porte.

A Funprev/Bauru ficou em 1º lugar, com 61 pontos. Em 2º Praia Grande, também com 61 pontos; em 3º, Indaiatuba, com 60 pontos; e em 4º Manaus/AM, com 58 pontos.

O objetivo é premiar e estimular as boas práticas de gestão das unidades de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que visam melhorar a imagem das instituições, assim como aprimorar a gestão como um todo, baseadas na ética, transparência e responsabilidade corporativa e social.

O presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, explica que a Fundação, em reuniões de trabalho, buscava alternativas para melhoria da sua própria gestão, e em 2015, uma servidora apresentou a sugestão da participação nesse prêmio e após avaliação interna, percebeu-se que alguns aspectos precisariam ser melhorados. A partir daí, a equipe se empenhou e buscou as melhorias, culminando com a participação, neste ano. “O resultado dessa premiação significa que estamos no caminho certo e isso, graças à união e ao empenho da equipe, que atua diariamente buscando a melhoria da gestão, e devemos melhorar cada vez mais”, disse.

Além da organização da ANEPREM, o prêmio tem o apoio da Secretaria da Previdência, da ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, da Revista RPPS do Brasil e do CFA – Conselho Federal de Administração.

A premiação contempla três categorias: instituição de pequeno porte (com até 2000 segurados, instituição de médio porte (com até 5000 segurados) e instituição de grande porte (com mais de 5000 segurados). Os primeiros lugares de cada categoria receberão o troféu ANEPREM de boas práticas de gestão previdenciária e duas inscrições para o 17º Congresso da ANEPREM. Além disso, o prefeito ou gestor das unidades vencedoras receberão uma placa de homenagem em relação às boas práticas. A premiação ocorrerá durante o Congresso em Curitiba/PR, de 18 a 20 de setembro.

As instituições  foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros da ANEPREM, do Conselho Federal de Administração e da Secretaria da Previdência.

Nessa linha de boas práticas de gestão, além da inscrição nesse prêmio, a Funprev também busca a certificação institucional do Programa Pró-Gestão RPPS, do Ministério da Previdência Social, que passará a ser obrigatório a partir de julho de 2018.

Dentre as ações previstas no manual do Programa, algumas já foram efetivadas, tais como, Código de Conduta e Ética, Política de Segurança da Informação, reestruturação da Ouvidoria, Cartilha Previdenciária, o Programa de Educação Previdenciária, divulgação das Ações de Governança Corporativa, divulgação de Boletins Informativos mensais aos segurados, capacitação dos servidores da Funprev, dentre outras.

O Pró-Gestão é um Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência.

O presidente da Funprev destaca que a certificação do Pró-Gestão será necessária para a classificação de investidor qualificado, ou seja, essa classificação influenciará diretamente no tipo de investimento que os RPPS poderão fazer, influenciando, assim, na Carteira de Investimentos dos institutos de Previdência.

A Funprev já adotou cerca de 90% dos itens exigidos e trabalha para a complementação dos demais, no intuito de concluir a adesão ainda neste ano.