Comitê de Investimentos da Funprev realiza mais uma sessão ordinária

Nº 148 24/07/2017

Foi realizada nesta segunda-feira, 24/07, a 19ª sessão ordinária do Comitê de Investimentos da Funprev – Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru.

Iniciada a reunião, foi feita a leitura da ata anterior. Na sequência, o Comitê discutiu as rentabilidades dos índices financeiros até o dia 21/07/17. Observou-se que os principais índices de renda fixa e também o índice Ibovespa estão registrando rentabilidade positiva neste mês. Foi destaca a reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) nesta semana e conforme opinião dos analistas do mercado financeiro, a expectativa é de novo corte de cem pontos base na taxa SELIC.

Ainda durante a reunião, ficou definido que o processo que trata da avaliação dos rendimentos obtidos no 2º trimestre de 2017, diante da análise inserida no processo, volta à discussão na próxima reunião em que os demais membros estejam presentes, diante da justificativa de ausência de dois deles. Sobre o processo que trata da avaliação semestral da rentabilidade dos fundos de investimentos, diante da análise inserida no processo, o Comitê decidiu convocar reunião com os gestores dos fundos AZ Quest Small Mid Caps e BTG Pactual Absoluto Ações para esclarecimento sobre as rentabilidades dos fundos no acumulado de 12 meses, solicitando justificativas para posterior reavaliação. Outro processo discutido foi o que trata de resgate e transferência de recursos para pagamento da folha do mês de agosto.

O balanço das aplicações financeiras da Funprev no primeiro semestre mostra que os rendimentos das aplicações financeiras da entidade encerraram o semestre 33% acima da meta atuarial no mesmo período. Os rendimentos das aplicações até o dia 30/06registraram ganhos de 5,70% ante uma meta atuarial de 4,26%O total acumulado de rendimentos foi de R$ 28.155.321,24. No mesmo período em 2016, a Funprev registrou 32% de ganho acima da meta atuarial. Os rendimentos registraram ganhos de 9,95% contra uma meta atuarial de 7,53%. O total acumulado de rendimentos foi de R$ 42 milhões.

A Funprev ressalta, no entanto, que os números obtidos acompanham o mercado financeiro, de modo que num eventual momento de instabilidade na conjuntura econômica, os resultados tendem a ser impactados. Para minimizar possíveis danos, o Comitê de Investimentos em conjunto com os economistas da Fundação e o Conselho Curador têm realizado periodicamente uma política de proteção na carteira de investimentos aplicando os rendimentos obtidos em fundos mais conservadores e menos expostos às variações de mercado. A Funprev até o dia 30/06/17 acumulava um montante de R$ 520.149.159,94 em sua carteira de investimentos.

O Comitê de Investimentos da Funprev é um órgão auxiliar no processo decisório quanto à Política Anual de Investimentos e funciona como órgão consultivo sobre as decisões de investimentos e/ou movimentações financeiras da Fundação.

O Comitê volta a se reunir na segunda-feira, 07/08, às 9h. As atas das reuniões ficam disponíveis no site da Funprev,www.funprevbauru.sp.gov.br .