Funprev apoia a Campanha Julho Amarelo de alerta í s hepatites virais

Nº 135 07/07/2017

Durante o mês de julho, funcionários, aposentados e pensionistas que passarem pela Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru terão à disposição informações de alerta quanto à gravidade das hepatites virais, dentro da Campanha Julho Amarelo.

A Campanha, em todo o país, tem por objetivo alertar a população sobre os riscos da doença e incentivar a prevenção. O dia 28 de julho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais.

As hepatites são inflamações do fígado. Podem ser causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças consideradas silenciosas na fase inicial que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes clara.

As hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. Quando não diagnosticadas, as do tipo B e C podem evoluir para doenças crônicas como cirrose e câncer. Daí a importância dos exames que detectam hepatites serem realizados regularmente.

A Hepatite B tem forma de prevenção, o que é feito através da vacina, disponível em todas as unidades básicas de saúde do município. Para a imunização devem ser aplicadas três doses. Portanto, o mais indicado é atualizar a Carteira de Vacinação. Para tanto, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Não há limite de idade e nem data fixa para imunização. Não há forma de prevenção para a Hepatite C.

A rede pública de saúde também disponibiliza testes rápidos para diagnóstico. Esse teste pode ser feito através de agendamento no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3234 2576, de forma gratuita.

Dados do Ministério da Saúde apontam que são registrados todos os anos, no Brasil, cerca de 17 mil casos novos de hepatite B e 10 mil do tipo C, que não têm cura. De acordo com a OMS, cerca de 400 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus da hepatite B e C em todo planeta, número dez vezes maior que o de contaminados pelo HIV, por exemplo.