Servidores da Funprev contam com Código de Ética e Conduta

Nº 122 03/07/2017

Servidores da Funprev – Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru já contam com Código de Ética e Conduta. A medida foi instituída por meio de Resolução do Conselho Curador da Fundação, em dezembro de 2016.

O Código de Ética e Conduta da Funprev estabelece os valores e regras de caráter ético que norteiam suas atividades e pautam o seu ambiente de trabalho. Com ele, pretende-se que as ações de seus integrantes estejam alicerçadas não apenas nos ditames legais e normativos aplicáveis, mas também de acordo com princípios e regras, baseados na ética e na moral, disciplinados no documento.

O Código é extensivo a servidores efetivos, indistintamente do cargo que ocupem, servidores cedidos, estagiários, dirigentes, membros do Comitê de Investimentos e membros dos Conselhos Curador e Fiscal, no desempenho de suas tarefas, e no relacionamento com o público externo (participantes, assistidos, fornecedores, prestadores de serviços, órgãos fiscalizadores e demais entidades de previdência).

Embora já esteja em aplicação, ainda neste segundo semestre será instituído o Comitê de Ética, composto por cinco membros efetivos, obrigatoriamente integrantes da Funprev, com mandato de dois anos, sendo permitida a recondução após intervalo de dois anos. O Comitê atuará em parceria com a Ouvidoria da Funprev.

Segundo o presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, a proposta surgiu com o objetivo de melhorar a gestão do órgão e sua instituição já resultou na melhora do atendimento ao público usuário, uma vez que internamente a integração entre os setores já era vivenciada. É mais uma ferramenta de contato com o servidor/público, na busca constante de eficiência na prestação dos serviços, destaca.

A conduta dos integrantes da Funprev deve seguir padrão ético fundamentado nos seguintes valores: Obediência às normas e diretrizes da Fundação, assim como à legislação aplicável ao setor; Responsabilidade no desempenho de suas funções, tendo sempre presentes a probidade e a boa-fé; Comprometimento com os objetivos e interesses da Fundação; Competência no desempenho de suas atribuições, buscando o aperfeiçoamento quando necessário; Respeito ao público externo e aos demais integrantes da Fundação; Zelo pela imagem da Fundação, dentro ou fora da instituição e por quaisquer meios; Zelo pelos bens patrimoniais da Fundação; Confidencialidade de informações, documentos, fatos e negócios, exceto quando prevista e/ou autorizada sua divulgação pela autoridade competente; Transparência e clareza nas comunicações internas e externas, sem prejuízo da confidencialidade; Espírito de integração e colaboração nos trabalhos em equipe; Foco na qualidade, exatidão e confiabilidade dos dados e informações apurados e/ou prestados; Foco na otimização de resultados com vistas ao cumprimento dos objetivos da Fundação; Responsabilidade socioambiental. O Código de Ética também estabelece as condutas vedadas.