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Funprev realiza cursos de qualificação para novos Conselheiros


Nº 1165 05/12/2024

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A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev), em parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal, promove cursos de qualificação para os novos conselheiros para o biênio 2025/2026.

Os cursos serão realizados nos dias 9 e 11 de dezembro, das 8h às 17h, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na rua Wenceslau Braz, 8-8, Vila Souto.

Os temas dos cursos são concentrados em gestão previdenciária (Conheça a Funprev, Certificações, Aposentadoria, Introdução ao Cálculo Atuarial, Plataformas CPA10 e CPA20 e Gestão dos Investimentos). Os cursos serão ministrados por servidores da Funprev, entre eles o Presidente da fundação, David José Françoso, o Diretor da Divisão Financeira, Diogo Nunes Pereira, o Procurador Jurídico Eduardo Telles de Lima Rala, o Economista Luiz Gustavo Perez de Macedo, a Técnica em Administração Veridiana de Seixas Morato Deluca e pela Paralegal da Secretaria de Negócios Jurídicos, Tamiris Carolina Cardoso.

A Participação é obrigatória para todos os conselheiros, tanto titulares quanto suplentes, nos termos do parágrafo 5º, do artigo 5º e dos parágrafos 2º e 3º e do artigo 25-A da Lei Municipal 4.830/2002. Caso o conselheiro não participe, ficará impossibilitado de tomar posse de seu cargo.


AGENDA

Dia 9 de dezembro, segunda-feira

Palestra: Conheça a Funprev
Horário:  das 8h às 10h
Ementa: Quem é a Funprev? O que faz? Legislação. Estrutura organizacional. Conselho Curador. Conselho Fiscal. Comitê de Investimentos. Certificações obrigatórias. Pró gestão. Comitê de ética. Cálculo atuarial. Comprev. Aposentadoria. Prova de vida. Serviço social. Escola previdenciária. Ouvidoria. Portal. Redes sociais. Projetos.

Palestra: Certificações
Horário: das 10h às 12h
Ementa: Quais certificações os servidores que desejam ser membros do Conselho Curador, do Conselho Fiscal ou do Comitê de Investimentos, bem como ser Presidente da Funprev ou ocupar um cargo na Diretoria na Fundação precisam possuir? Quais são os impactos da certificação no processo eleitoral para a escolha dos colegiados para o biênio 2025-2026? Quais os prazos para a sua apresentação? Se não tiver a certificação poderei tomar posse? Como é a prova de certificação? Depois de certificado, qual o prazo de validade?  

Palestra: Aposentadorias e pensões
Horário: das 13h às 15h 
Ementa: Compreensão do direito à previdência social e de seu papel como política pública. Conhecimentos sobre regime próprio de previdência social. Conhecimentos básicos sobre as regras de acesso aos benefícios previdenciários (aposentadorias e pensão). Rotinas previdenciárias na Funprev (processo para concessão do benefício de aposentadoria, averbação de Certidão de Tempo de Contribuição, formalização de simulações e outros).

Palestra: Introdução ao cálculo atuarial da Funprev data base 31/12/2023
Horário:  das 15h às 17h
Ementa: Ciências atuariais. Normas gerais. Relatório da avaliação atuarial. Distribuição atual dos segurados. Evolução da massa segurada. Métodos e hipóteses utilizadas. Despesas anuais com benefícios. Valor atual dos benefícios futuros. Saldos e plano de custeio. Balanço atuarial. Comparativo de resultados atuariais. Comissão do cálculo atuarial.


Dia 11 de dezembro, quarta-feira

Palestra: Plataformas CPA10 e CPA20 (CGINV - portaria MPS nº 1.467/2022)
Horário:  das 8h às 12h 
Ementa: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado. Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor. Noções de Economia e Finanças. Instrumentos de Renda Fixa, Variável e Derivativos. Fundos de Investimento. Mensuração de Riscos e Performance.

Palestra: Conhecendo a gestão dos investimentos da Funprev
Horário: das 13h às 17h
Ementa: Política de Investimentos e legislação aplicada. Processo decisório. Credenciamento das Instituições Financeiras e Fundos de Investimentos. Evolução histórica da carteira, posição atual e perspectivas para 2025.


PALESTRANTES

David José Françoso
Presidente da Funprev. Mestre em Engenharia de Produção. MBA em Gestão de Projetos. Especialista em Gestão de Organizações Públicas. Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo. Certificado CP RPPS CGINV I e CP RPPS DIRIG I.

Diogo Nunes Pereira 
Diretor da Divisão Financeira da Funprev. Especialista em Gestão e Administração Pública. MBA em Contabilidade Pública e Finanças. Graduado em Ciências Econômicas. Certificado CP RPPS CGINV I e DIRIG I.

Eduardo Telles de Lima Rala 
Advogado. Procurador Jurídico na Funprev Bauru. Especialista em Direito Público. Mestre em Direito. Doutor em Ciências. Professor Universitário.

Luiz Gustavo Peres Macedo 
Economista da Funprev. MBA em Gestão Financeira. Graduado em Ciências Econômicas. Certificado CP RPPS CGINV I.

Tamiris Carolina Cardoso 
Especialista em Administração Pública e Gestão Estratégica e Direito Público. Bacharel em Direito. Foi servidora da Funprev por 12 anos. Atualmente é Paralegal na Secretaria dos Negócios Jurídicos. Certificado CP RPPS CGINV I.

Veridiana de Seixas Morato Deluca 
Técnico de Administração da Funprev. Licenciatura em Ciências Biológicas – USC. Tecnólogo em Gestão Pública – UNINTER. Pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades – UNINTER. 

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