Notícias

Comitê de Investimentos avalia compensação previdenciária e rendimentos da Funprev


Nº 1139 10/10/2024

capa

Nesta quinta-feira (10), o Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) realizou sua 33ª reunião ordinária de 2024. Além dos titulares, a sessão contou com a participação do presidente da Funprev, David José Françoso.

Os participantes avaliaram as rentabilidades parciais dos principais indicadores do mercado financeiro em outubro, com data base em 9/10. O Comitê observou retornos positivos nos índices de renda fixa (exceto no IMA-B e IMA-B 5+) e no índice de investimento no exterior (S&P 500), enquanto o Ibovespa apresentou retorno negativo. No acumulado do ano, somente os indicadores de renda fixa de longo prazo e o Ibovespa mantêm rentabilidade negativa.

Durante a reunião, os membros finalizaram o parecer sobre o estudo de ALM (Asset Liability Management). Por meio do ALM é possível indicar se a receita acumulada durante determinado período será suficiente para saldar os benefícios dos segurados. O estudo identifica quais as composições da carteira de investimentos são as mais adequadas para suportar e alongar a sobrevida do plano de benefícios previdenciários. O processo sobre o estudo de ALM foi encaminhado para apreciação da presidência e dos Conselhos Curador e Fiscal e, posteriormente, será divulgado no site da Funprev.

A reunião foi encerrada com a análise do repasse mensal da compensação previdenciária referente ao mês de agosto. O Comitê de Investimentos da Funprev se reúne semanalmente, às quintas-feiras. A ata completa está disponível em: http://www.funprevbauru.sp.gov.br/new/equipe/comite-de-investimentos.

245555_20241010.jpeg878842_20241010.jpeg