Ações relacionadas aos investimentos da Funprev passam pelo Comitê de Investimentos

Nº 109 20/06/2017

Foi realizada nesta segunda-feira, 19, a reunião semanal do Comitê de Investimentos da Funprev – Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru. O Comitê de Investimentos é um órgão auxiliar no processo decisório quanto à Política Anual de Investimentos e funciona como órgão consultivo sobre as decisões de investimentos e/ou movimentações financeiras da Fundação.

Na pauta da sessão ordinária nº 14, o Comitê discutiu sobre a rentabilidade dos índices financeiros até o dia 16/06, tanto no seguimento de renda fixa quanto de renda variável, observando-se uma performance dos ativos ligeiramente positiva no acumulado, decidindo-se, assim, pela manutenção das reuniões semanais e o monitoramento do mercado até a normalização do ambiente político e econômico.

O Comitê também avaliou os resultados dos investimentos do mês de maio/17 em relação aos objetivos traçados anteriormente e verificou a aderência das rentabilidades e dos riscos ante a Política de Investimentos. O Comitê solicitou a análise e aprovação do Conselho Fiscal.

Outros assuntos estiveram em pauta como fundos de investimentos, capacitação e credenciamento de gestores. A próxima reunião ordinária do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 26/06.

O Comitê de Investimentos é composto por cinco servidores com ensino superior completo, ativos ou inativos, vinculados à Prefeitura, DAE, Câmara Municipal ou Funprev.

Integram a atual composição Sérgio Ricardo C Alberto - servidor ativo da Sec. de Finanças (presidente), Diogo Nunes Pereira - diretor financeiro da Funprev (secretário), e como membros, David José Françoso (Sec. Administração), Antônio Carlos B. Martinez - servidor aposentado e Marcos Rios da Silva – procurador Jurídico da Funprev, além das participações de Marli Bacan – servidora aposentada e Luiz G. Peres Macedo – economista da Funprev.

A Política de Investimentos da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru tem como objetivo estabelecer as diretrizes das aplicações dos recursos garantidores dos pagamentos dos segurados e beneficiários do regime, visando superar a meta atuarial definida para garantir a manutenção do seu equilíbrio econômico-financeiro e atuarial, tendo sempre presentes os princípios da boa governança, da segurança, rentabilidade, solvência, liquidez, transparência e diversificação.

A Política de Investimentos tem ainda, como objetivo específico, zelar pela

eficiência na condução das operações relativas às aplicações dos recursos, buscando alocar os investimentos em instituições que possuam as seguintes características: solidez patrimonial, experiência positiva no exercício da atividade de administração de grandes volumes de recursos e em ativos de baixo risco.

Para cumprimento do objetivo específico e considerando as perspectivas do cenário econômico, a política estabelece a modalidade e os limites legais e operacionais, buscando a mais adequada alocação dos ativos à vista do perfil do passivo no curto, médio e longo prazo, atendendo aos normativos da Resolução nº 3922/10 do Conselho Monetário Nacional e Portaria nº 519/2011 do Ministério da Previdência Social.

Ela é estabelecida de acordo com o cenário econômico para o exercício seguinte. A Política de Investimentos da Funprev relativa a 2017 está disponível no site da Funprev Bauru, no link http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/pdf/politica_investimento_2017.pdf

FUNPREV BAURU

www.funprevbauru.sp.gov.br