Funprev Bauru completa 22 anos com a realização de projetos importantes para a gestão previdenciária
Nº 1071 17/05/2024
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) completa nesta sexta-feira, 17 de maio, 22 anos como Instituição. Responsável pela gestão de mais de 12 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, a Funprev se mantém dedicada a garantir os direitos previdenciários dos seus segurados e dependentes, e chega em 2024 com projetos importantes em andamento.
A Funprev foi instituída pela Lei Nº 4830, de 17 de maio de 2002, que alterou o Serviço de Previdência Municipal (SEPREM), para uma entidade descentralizada da Administração Pública Municipal. Sua estrutura deliberativa contempla a Presidência e dois Conselhos, Curador e Fiscal, com competências específicas e mandatos de dois anos. O ano de 2024 encerra mais uma gestão da Instituição.
Neste ano, a data é marcada pela execução de projetos para a administração da Fundação. Entre os principais, temos o projeto de gestão documental, com total organização do acervo de documentos e digitalização dos processos de todos aposentados e pensionistas, com vistas a proporcionar mais eficiência à gestão previdenciária, e preparar a Fundação para projetos de processo digital, ou seja, "papel zero".
O primeiro semestre de 2024 também proporcionou parceria entre Funprev e a Escola de Gestão Pública da Prefeitura, com o objetivo de socializar o conhecimento sobre temas previdenciários para os servidores ativos, aposentados e pensionistas. Até o momento, a parceria já rendeu palestras sobre o funcionamento da Instituição e a certificação para os conselheiros. A próxima palestra ocorre na próxima segunda (20), e vai abordar as aposentadorias e pensões. Na sequência teremos outra atividade para socializar o conhecimento sobre cálculo atuarial.
Seguindo as normas de boa gestão, a Instituição também está com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em dia. O documento atesta o cumprimento dos critérios e exigências estabelecidos na Lei Federal nº 9.717/1998, dos Regimes Próprios de Previdência Social. O CRP se faz imprescindível à Funprev, ao garantir uma série de direitos, incluindo a transferência de recursos voluntários pela União.
Em relação à temática financeira, a última avaliação atuarial da Fundação, referente ao exercício de 2023, apontou um superávit de R$ 38,6 milhões. O relatório foi apresentado em audiência pública na Câmara Municipal, no mês de março.
Para o futuro, os desafios seguem pautados na melhoria da gestão previdenciária. Entre as metas estão a modernização do recadastramento obrigatório dos aposentados e pensionistas, e a estruturação e profissionalização da área de tecnologia da informação. Ao longo desses 22 anos, a Funprev tem trabalhado sem medir esforços, com o propósito de garantir os direitos de todos os seus segurados.
Comitê de Investimentos monitora rentabilidades...
Nesta quinta-feira (13), o Comitê de Investimentos da...
Conselho Fiscal recebe vereadores e debate processos...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Comitê de Investimentos analisa quatro processos...
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência...
Conselho Curador se reúne para análise de processos...
Nesta terça-feira (4), o Conselho Curador da Fundação...
Aniversariantes de fevereiro devem realizar o Recadastramento Anual Obrigatório...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Comitê de investimentos realiza primeira reunião ordinária do mandato...
Nesta quinta-feira (30), o Comitê de Investimentos da...
Conselho Fiscal se reúne para a deliberação de processos...
Nesta quarta-feira (29), o Conselho Fiscal da Fundação...
Conselho Curador se reúne para análise de processos...
Nesta terça-feira (21), o Conselho Curador da Fundação...
Conselho Fiscal realiza primeira reunião ordinária...
Na quarta-feira (15), o Conselho Fiscal da Fundação...
Funprev divulga resultados de 2024...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Pesquisar Notícia
Notícias Relacionadas
-
Conselho Curador delibera sobre processos
- 19/02/2025
-
Comitê de Investimentos monitora rentabilidades
- 14/02/2025
-
Conselho Fiscal recebe vereadores e debate processos
- 11/02/2025
-
Comitê de Investimentos analisa quatro processos
- 10/02/2025
-
Conselho Curador se reúne para análise de processos
- 05/02/2025
-