Novas ações da Funprev visam a valorização do servidor aposentado

Nº 105 14/06/2017

Para marcar o Dia do Funcionário Aposentado, comemorado em 17 de junho (sábado), a Funprev - Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru anuncia que prepara uma agenda de ações voltadas aos servidores municipais aposentados.

A meta é proporcionar uma interação efetiva e constante com o seu público-alvo, estreitando o relacionamento da instituição com os servidores e promovendo sua valorização permanente. Para tanto, estão sendo definidos os canais e os mecanismos para a efetivação dessa meta.

Um canal de comunicação mais ágil e efetivo também será implementado, levando aos servidores inativos esclarecimentos, orientações, sugestões, promoção de encontros e palestras sobre vários temas, tudo de acordo com um cronograma que será disponibilizado, convidando o servidor à participação.

VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

A Funprev também apoia a luta em favor do respeito com os idosos. Nesta quinta-feira, 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O Brasil e o mundo estão envelhecendo. Em 2050, estima-se que a população mundial terá 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais, a maioria delas em países em desenvolvimento (Global Age Watch, 2014). No Brasil, até a década de 1960, houve um crescimento populacional homogênio. A partir da década de 1970, observou-se que a proporção entre crianças e pessoas com 60 anos ou mais começou a diminuir, dando início à transição demográfica.

A partir dessa década, observou-se o envelhecimento contínuo da estrutura etária, com perspectivas de aumento ainda maior da população idosa nas próximas décadas (PEREIRA, 2008). Em 2014, os idosos já representavam 13,7% da população brasileira – 27,8 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. (IBGE, 2014). Em 2050, calcula-se que esse número chegue a 64 milhões – quase 30% da população (IBGE, 2016).

Um aspecto a ser destacado em relação ao movimento demográfico brasileiro é a feminização do envelhecimento, a maior proporção populacional entre mulheres acontece nas idades mais avançadas. A característica é explicada pela maior mortalidade masculina decorrente das taxas de acidentes e violência e da maior tendência dos homens a serem acometidos por doenças crônico-degenerativas mais precocemente.

A Funprev também acompanha esse processo. Segundo estatística levantada pelo Serviço Social do órgão, 64% dos aposentados e pensionistas são mulheres. Outra característica detectada pela Funprev sobre o envelhecimento populacional é o aumento da proporção de idosos com mais de 80 anos entre os próprios idosos. Esses idosos constituem uma população bastante distinta dos idosos jovens devido à maior prevalência de doenças e ao grau de dependência funcional. A Fundação conta com 8,4 % de seus beneficiários com idade acima de 80 anos.

No Brasil, a transição demográfica trouxe alterações relevantes nos indicadores de morbimortalidade. Pode-se dizer que existem, atualmente, uma superposição das doenças crônico-degerativas, dos acidentes e das violências sobre as doenças transmissíveis (CHAIMOWICZ, 2009). Ou seja, atualmente há tripla carga de agravos à saúde. Considerando essa situação peculiar desse público crescente faz-se necessário que a sociedade e poder público se organizem para garantir a dignidade e a participação ativa desses cidadãos na vida comunitária.

O Estatuto do Idoso estabelece que “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Em Bauru, casos de violência contra a população idosa podem ser denunciados nos seguintes serviços municipais: no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Bauru, pelo telefone (14) 3234-8705, ou no Conselho Municipal da Pessoa Idosa – COMUPI, pelo telefone: (14) 3223-2762 / (14) 99771-3385.