Funprev implanta Programa de Educação Previdenciária

Nº 104 13/06/2017

A Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) está implantando seu Primeiro Programa de Educação Previdenciária.

O projeto-piloto foi realizado no mês de abril, na Secretaria Municipal de Educação, e uma agenda de palestras já está sendo preparada para o segundo semestre, em parceria com a Escola de Gestão Municipal da Prefeitura de Bauru. O Programa tem como público-alvo os servidores públicos municipais.

A Educação Previdenciária é pilar fundamental para o desenvolvimento do sistema de previdência e a formação de poupança de longo prazo, essencial para a economia e para a manutenção da qualidade de vida dos seus segurados.

O compromisso da FUNPREV com seus 10 mil participantes vai muito além do pagamento regular dos benefícios, uma vez que existe uma preocupação com a qualidade de vida como um todo. A Educação Previdenciária é, portanto, um dos grandes desafios da Fundação, com a necessidade de cada​ vez mais prover os participantes da capacidade de tomada de decisões, do cuidado com a gestão do seu patrimônio e com a percepção de que o sonho da aposentadoria só se concretiza com planejamento e disciplina.

O Programa de Educação Previdenciária tem por objetivo promover a inclusão dos servidores no Sistema Previdenciário, consolidando um espaço contínuo de esclarecimentos e orientações sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Bauru. O Programa é composto de módulos, cujo conteúdo será ministrado por conselheiros e servidores da Funprev, abordando vários temas, como o histórico da previdência no mundo, no país e no município. Entre outros tópicos, o conteúdo expõe a finalidade da Funprev, como funciona, seus objetivos, formas de custeio, como administra seu patrimônio, os benefícios concedidos (aposentadorias - regras, cálculo e reajuste).

A coordenação do Programa está a cargo de Neusa Maria Ferraz Valdoe a equipe formada por Gilson Gimenes Campos (membro do Conselho Curador da Funprev, Diogo Nunes Pereira (Diretor da Divisão Financeira) e Roberta Natali de Moraes (Diretora da Divisão Previdenciária).

A carga horária prevista é de 22 horas (12h presenciais e 10h de atividades de estudo não presenciais).