Notícias

Fevereiro laranja e roxo promove a conscientização sobre doenças crônicas


Nº 1015 09/02/2024

capa

A Funprev Bauru lembra da importância de promover a saúde para os seus segurados. As cores laranja e roxa marcam o mês de fevereiro com campanhas de conscientização sobre quatro doenças crônicas. O laranja faz parte da ação contra a leucemia, um dos tipos mais graves de câncer. O roxo, por sua vez, foi a cor escolhida para dar visibilidade ao Mal de Alzheimer, fibromialgia e lúpus.

 

FEVEREIRO LARANJA

Fevereiro laranja é uma campanha dedicada a conscientização e combate a leucemia. A ação visa a prevenção, a importância do diagnóstico precoce, os sintomas e formas de tratamento da doença, além do incentivo da doação de medula óssea. Conforme dados estatísticos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o triênio 2023/2025, estima-se no Brasil 11.540 casos novos de leucemias. 

O INCA define a leucemia como “os canceres das células sanguíneas da medula óssea, em sua maioria os glóbulos brancos”. Essa doença geralmente é de origem desconhecida. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os principais são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (LLC).

Por se tratar de uma doença silenciosa, o diagnóstico precoce se faz necessário para o início do tratamento mais rápido possível. O hemograma é o principal exame de sangue para confirmação da suspeita inicial do diagnóstico. Já o transplante de medula óssea é uma alternativa para o tratamento de doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico.

O cadastro de doadores voluntários no Registro Nacional de Medula Óssea (REDOME) é feito nos hemocentros de todo o país. O Hemonúcleo de Bauru fica na rua Monsenhor Claro 8-88.  O telefone para contato é (14) 3231-4771.

 

FEVEREIRO ROXO

O “fevereiro roxo” busca conscientizar a população acerca de três doenças crônicas que não possuem cura: Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Criada em 2014, a campanha tem como principal objetivo a realização do diagnóstico precoce como forma de ajudar no controle ou retardamento dos sintomas e na qualidade de vida dos pacientes.

 

Mal de Alzheimer

Segundo o Ministério da Saúde, o Mal de Alzheimer se classifica como um “transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais”. O sintoma mais característico da doença é a perda de memória recente. Ao longo da sua progressão aparecem sintomas mais graves como a perda de memória remota, irritabilidade, falhas na linguagem e prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

A Mal de Alzheimer não possui uma forma de prevenção específica, no entanto algumas recomendações, como manter a cabeça ativa e uma boa vida social, podem retardar ou inibir a manifestação da doença.

 

Fibromialgia

Por sua vez, a fibromialgia é uma síndrome que se manifesta por dor muscular generalizada. A Sociedade Brasileira de Reumatologia apresenta outros sintomas para a doença, como fadiga, sono não reparador (quando a pessoa acorda cansada), alterações de memória, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

O seu principal tratamento é a prática de exercícios aeróbicos, aquele que mexe o corpo todo e acelera os batimentos cardíacos, que possibilita ao paciente uma melhora na qualidade de vida. As medicações também auxiliam no controle de alguns dos sintomas, como a dor muscular e o sono, além de auxiliar na disposição do paciente para a prática dos exercícios.

 

Lúpus

Já o Lúpus é uma doença inflamatória autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Nele, o corpo acaba produzindo mais anticorpos que o necessário para mantê-lo em pleno funcionamento. O Ministério da Saúde alerta que em casos mais graves, se não tratada adequadamente, a doença pode levar a óbito.

Ao todo existem quatro tipos de lúpus que têm causas distintas: o lúpus discoide, sistêmico, induzido por drogas e o neonatal. Seus sintomas podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Eles também podem ser moderados ou graves, temporários ou permanentes. Entre os sinais mais comuns estão a fadiga, febre, dor nas articulações, rigidez muscular e inchaços, além do rash cutâneo, uma vermelhidão na face em forma de "borboleta" sobre as bochechas e a ponta do nariz, que afeta cerca da metade das pessoas com a doença.

Por se tratar de uma doença ainda sem cura, seu tratamento tem por objetivo controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.

212534_20240209.png