Novas ações da Funprev visam a valorização do servidor aposentado
Nº 105 14/06/2017
Para marcar o Dia do Funcionário Aposentado, comemorado em 17 de junho (sábado), a Funprev - Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru anuncia que prepara uma agenda de ações voltadas aos servidores municipais aposentados.
A meta é proporcionar uma interação efetiva e constante com o seu público-alvo, estreitando o relacionamento da instituição com os servidores e promovendo sua valorização permanente. Para tanto, estão sendo definidos os canais e os mecanismos para a efetivação dessa meta.
Um canal de comunicação mais ágil e efetivo também será implementado, levando aos servidores inativos esclarecimentos, orientações, sugestões, promoção de encontros e palestras sobre vários temas, tudo de acordo com um cronograma que será disponibilizado, convidando o servidor à participação.
VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
A Funprev também apoia a luta em favor do respeito com os idosos. Nesta quinta-feira, 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
O Brasil e o mundo estão envelhecendo. Em 2050, estima-se que a população mundial terá 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais, a maioria delas em países em desenvolvimento (Global Age Watch, 2014). No Brasil, até a década de 1960, houve um crescimento populacional homogênio. A partir da década de 1970, observou-se que a proporção entre crianças e pessoas com 60 anos ou mais começou a diminuir, dando início à transição demográfica.
A partir dessa década, observou-se o envelhecimento contínuo da estrutura etária, com perspectivas de aumento ainda maior da população idosa nas próximas décadas (PEREIRA, 2008). Em 2014, os idosos já representavam 13,7% da população brasileira – 27,8 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. (IBGE, 2014). Em 2050, calcula-se que esse número chegue a 64 milhões – quase 30% da população (IBGE, 2016).
Um aspecto a ser destacado em relação ao movimento demográfico brasileiro é a feminização do envelhecimento, a maior proporção populacional entre mulheres acontece nas idades mais avançadas. A característica é explicada pela maior mortalidade masculina decorrente das taxas de acidentes e violência e da maior tendência dos homens a serem acometidos por doenças crônico-degenerativas mais precocemente.
A Funprev também acompanha esse processo. Segundo estatística levantada pelo Serviço Social do órgão, 64% dos aposentados e pensionistas são mulheres. Outra característica detectada pela Funprev sobre o envelhecimento populacional é o aumento da proporção de idosos com mais de 80 anos entre os próprios idosos. Esses idosos constituem uma população bastante distinta dos idosos jovens devido à maior prevalência de doenças e ao grau de dependência funcional. A Fundação conta com 8,4 % de seus beneficiários com idade acima de 80 anos.
No Brasil, a transição demográfica trouxe alterações relevantes nos indicadores de morbimortalidade. Pode-se dizer que existem, atualmente, uma superposição das doenças crônico-degerativas, dos acidentes e das violências sobre as doenças transmissíveis (CHAIMOWICZ, 2009). Ou seja, atualmente há tripla carga de agravos à saúde. Considerando essa situação peculiar desse público crescente faz-se necessário que a sociedade e poder público se organizem para garantir a dignidade e a participação ativa desses cidadãos na vida comunitária.
O Estatuto do Idoso estabelece que “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Em Bauru, casos de violência contra a população idosa podem ser denunciados nos seguintes serviços municipais: no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Bauru, pelo telefone (14) 3234-8705, ou no Conselho Municipal da Pessoa Idosa – COMUPI, pelo telefone: (14) 3223-2762 / (14) 99771-3385.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FUNPREV/BAURU
Segundo Teste de newsletter do dia 12/12/2023...
Primeiro parágrafo de testeSegundo parágrafo de testeTerceiro parágrafo...
Teste de newsletter do dia 12/12/2023...
Esse é um teste de notícia para publicação...
Conselho Curador da Funprev realiza sessão extraordinária...
O Conselho Curador da Fundação de Previdência dos...
Conselho Fiscal da Funprev recebe processos em 19ª sessão...
Na manhã desta segunda-feira (16), o Conselho Fiscal...
Conselho Curador da Funprev tem 19ª reunião ordinária...
Os membros do Conselho Curador da Fundação de...
Comitê de Investimentos da Funprev promove reunião semanal...
Na manhã desta quinta-feira (5), o Comitê de...
Funprev esclarece sobre serviço de compensação previdenciária...
Uma das fontes de receita da Fundação de...
Comitê de Investimentos realiza última reunião de setembro...
Os membros do Comitê de Investimentos da Fundação...
Conselho Fiscal realiza nova sessão ordinária na Funprev...
Na manhã desta quarta-feira (27), os membros do...
Conselho Curador da Funprev chega a 18ª sessão ordinária...
Os membros do Conselho Curador da Fundação de...
Pesquisar Notícia
Notícias Relacionadas
-
- 12/12/2023
-
Segundo Teste de newsletter do dia 12/12/2023
- 12/12/2023
-
Teste de newsletter do dia 12/12/2023
- 12/12/2023
-
-
-